A síndrome do cão nadador  (SCN) é um raro trastorno no desenvolvimento de cães e gatos que se manifesta entre a segunda e a terceira semana de vida. É uma malformação de  membros pélvicos e ocasionalmente de membros tóracicos.

Essa síndrome se caracteriza pela hiperextensão das articulações fêmoro-tibio-patelares e tíbio- társica e hiperflexão da articulação coxofemoral. Frequentemente associada as enfermidades como genumrecurvatum,pectusexcavatum, luxação patelar e sopro cardiáco.

Sua etiologia é desconhecida, porém tem sido atribuida a fatores genéticos, além de fatores ambientais como piso liso ou excesso proteíco na alimentação materna no periodo da gestação.

 

Renata Serafim1 , Cristiane L. F de Toledo 1 ,Iolanda Bettencourt 1,
Mariara Dias1, Roberta Porto1
ACADEMIA E CENTRO DE REABILITAÇÃO ANIMAL-CAMPINAS,SP.
Endereço eletrônico: reabivet@gmail.com.br

 

Diagnóstico

O diagnóstico da SCN se dá pela anaminese e sinais clínicos ,assim como pela posicionamento dos membros .As alterações da SCN geralmente regridem quando se atua de forma precoce.

 

Tratamento

O tratamento varia de acordo com as variações exibidas pelos animais sugere-se  a reabilitação em conjunto com bandagens funcionais ,acupuntura e mudança do manejo em casa ,como retirar o animal do piso liso.

 

Relato de Caso

Um cão da raça Shih-tzu, macho, com 25 dias de idade, foi atendido no serviço de rabilitação do Centro de Reabilitação Animal, ReabiVet,, com manifestações clínicas de dificuldade de movimento dos membros,com hiperextensão das articulações fêmoro-tibio-patelar e pectusexcavatum. Apresentava exame radiografico demostrando achamtamento da cavidade tóracica  com compressão do pulmão e coração.

O tratamento consistiu em sessões de acupuntura e fisioterapia, bandagens funcionais,assim como mudança de manejo e retirada do animal do piso liso.

 

Discussão

Os pontos de acupuntura utilizados foram: B23, VG4, B20, Bai Hui, VB34 e R3, utilizan

do a técnica de tonificação, 15 minutos. As técnicas de fisioterapia foram a mobilização passiva das articulações, exercicios em prancha e bola, bandagem compressiva do tórax , bandagens funcionais em “ 8” para os quatro membros e exercicio de fisioterapia reapiratória. No total foram realizadas 15 sessões em um intervalo de 3 meses, com melhora da locomoção em 2 semanas de tratamento e uma locomoção normal após o total do tratamento.

 

Conclusão

Conclui-se que a acupuntura e a reabilitação física são indicadas e importantes na recuperação e tratamento da SCN.

 

Bibliografia

1-RAMOS,R.M.,et.al.Síndrome do cão nadador estudo retrospectivo de 26 casos, Revista Brasileira Medicina Veterinária,35(Supl. 1):p.96-100.São Paulo, 2013.

2-MICHELETTI,L. Síndrome do Cão Nadador. Monografia do curso de medicina veterinária Universidade FMU .São Paulo, p.11-29,2009.

3- XIE, H; PREAST, V. Medicina Veterinária Tradicional Chinesa, Cap.9: Prevenção e estratégias de tratamento, p.470 a 484. São Paulo,2012.

Deixe um comentário